Problemas com limpeza? Terceirize!

Muitos administradores optam pela terceirização do serviço em razão de suas vantagens em relação à contratação direta dos profissionais de limpeza. Saiba mais a respeito do processo e como essa prática pode baixar os custos da empresa e otimizar o tempo da gerência.

Terceirizando a limpeza

A aparência de um ambiente pode influenciar na imagem de uma empresa, assim como também afeta a produtividade dos trabalhadores do local, afinal um local arejado e limpo melhora a sensação de bem-estar. Quando uma companhia não terceiriza a área da limpeza, ela será responsável por fiscalizar e gerenciar não somente os funcionários, mas também a frequência que certas áreas necessitam de limpeza, bem como o estoque de produtos. Tudo isso gera um custo que pode ser reduzido facilmente com a terceirização dos serviços, além do benefício de contar com profissionais mais bem preparados, já que estes são treinados e capacitados pela empresa contratada.

Otimização da limpeza feita por especialistas

Ao designar a responsabilidade para os terceirizados, a empresa pode concentrar seus esforços estratégicos em seus negócios, verificando suas metas e controlando a produtividade. Outra vantagem dessa parceria é contar com o planejamento estratégico de limpeza do contratado, que é um especialista no ramo de prestação de serviços. A rotina diária passa a ser estabelecida de modo coerente, conforme a necessidade de cada espaço.

Redução do quadro de funcionários

A terceirização permite que a empresa pague pelos serviços, ou seja, pelo resultado final sem a necessidade de gerenciar os funcionários envolvidos. Portanto, o número de funcionários no setor de RH poderá ser menor, já que haverá menos fluxo de trabalho relacionado à empresa.

Demissões, contratações e substituições para férias já não são responsabilidades do contratante, independentemente da quantidade de terceirizados trabalhando na firma. Esse é um dos principais motivos que resultam na redução dos custos e mais flexibilidade do valor em caixa, afinal uma empresa com mais funcionários tem aumento de despesas devido a provisão de valores para pagamentos futuros, como impostos, 13º salário, férias e a contratação de supervisores.

Trabalho temporário

Para os períodos em que houver maior demanda de trabalho, a terceirização dos serviços de limpeza também se mostra eficaz, já que a empresa contratada possui um quadro de funcionários que pode ser remanejado conforme for conveniente. Para a realização de eventos, por exemplo, já é reservado um valor para a manutenção da limpeza durante o planejamento, sem que haja surpresas ou imprevistos.

Como foi dito anteriormente, a empresa contrata resultados, ou seja, a limpeza eficaz do ambiente e todo o processo administrativo é gerenciado pela empresa que terceiriza o serviço. Com o fim do evento, há o termino da prestação do serviço sem que haja despesas extras nem contratos individuais dos prestadores para serem analisados e pagos individualmente.


Fonte: Empresas Minister