Terceirização na indústria

A terceirização é uma forma de organização estrutural que permite a uma empresa transferir a outra suas atividades-meio, proporcionando maior disponibilidade de recursos para sua atividade-fim (é a atividade que identifica a área de uma empresa, na qual são desenvolvidas processos de trabalho que dão característica evidente às ações que por definição constituem o objetivo para o qual a empresa foi criada) reduzindo a estrutura operacional, diminuindo os custos, economizando recursos e desburocratizando a administração.

E a Contratação de serviços por meio de empresa intermediária, ou seja, o contratante transfere a um terceiro os serviços que poderiam ser realizados diretamente mediante contratação de prestação de serviços. A relação de emprego se dá entre o trabalhador e a empresa contratante e não diretamente com o contratante do serviço. A empresa se baseia num processo de gestão, que leva a mudanças estruturais da empresa, a mudança cultural, procedimentos, sistemas e controles, com um objetivo único quando adotada: atingir melhores resultados, concentrando todos os esforços e energia das empresas para a sua atividade principal. Para tanto, o sucesso de sua aplicação está na visão estratégica que os dirigentes deverão ter quando de sua aplicação nas empresas, de modo que ela se consolide como metodologia e prática.

Terceiriza-se com o objetivo de se obter melhorias em produtividade e especialização e, consequentemente, de ganhos de competitividade, o que permite fornecimento de produtos e serviços com menores custos.

Observamos que a terceirização está ganhando mais adeptos a cada dia, devido o fato de tirar da empresa contratante responsabilidade de algumas funções, enxugamento dos setores faz com que os departamentos possam trabalhar em uma forma mais concentrada de tarefas a serem executadas.

A terceirização oferece a praticidade do deslocamento de algumas funções para terceiros, onde trabalhos antes realizados na empresa com um alto custo e tempo indeterminado, possam ser concluídos em questão de dias com a única preocupação de pagar pelo serviço prestado.

As empresas estão procurando cada vez mais a terceirização por causa da redução de custos operacionais, administrativos e encargos trabalhistas.


Fonte: Diário da Manhã